12 jun

Quem tem direito à repescagem pode fazer a prova de 1a fase? Qual a vantagem nisso?

O Edital do Exame de Ordem e os cronogramas de cada prova permitem que o candidato que tenha direito ao reaproveitamento de fase (repescagem), caso deseje (e seja esperto, claro!), possa realizar o prova de 1ª fase do Exame seguinte, sem prejuízo de tal direito de realizar a 2a fase.

Qual a vantagem nisso?

Evidentemente, se você fizer a prova de 1ª fase e for aprovado, não precisará do direito à repescagem e acabará ganhando um vida no outro Exame. Cada prova de 1ª fase que você é aprovado, ganha duas provas de 2ª.

E ainda, cuidado… quem não tem direito à repescagem, apenas ficará sabendo do resultado no dia 29/6, isso quando já tiver passou o prazo para a inscrição para o XXVI Exame (prova em 15/6).

Caso o candidato realize a prova de primeira fase e seja aprovado, não precisará utilizar o direito da repescagem e, consequentemente, terá esse direito no exame seguinte, ou seja, “ganha uma vida” no jogo do Exame de Ordem. Quem não tem direito de repescagem (pois já usou isso no XXV), tem que ter a cautela de se inscrever já para o XXVI (pois o prazo é dia 2 e o resultado só dia 19).

Vejamos o cronograma:

Calendário repescagem x primeira fase

O Edital da repescagem no XXVI Exame apenas será publicado no dia 27/6, quando saberemos o cronograma e as regras específicas desse direito (mas as inscrições apenas começam depois da prova de primeira fase do XXVI).

De todo modo, nos editais anteriores, consta expressamente o comando no sentido de que a realização da prova de 1ª fase não prejudica o direito à repescagem:

Reaproveitamento edital

Assim, para aqueles candidatos que prestaram a 2ª fase do XXV, nossa orientação é no sentido de que: FAÇAM A INSCRIÇÃO PARA O XXVI EXAME E AGUARDEM PARA A REALIZAÇÃO DO PAGAMENTO DO BOLETO DA TAXA, observando os seguintes cenários:

2) dia 29/6 sai o resultado preliminar da 2a fase:

a) se APROVADO – candidato esquece a inscrição para a próxima prova e vai comemorar a aprovação!;

b) se REPROVADO, interpõe o recurso no prazo (daremos as orientações oportunamente), e espera o resultado (até 12/7 – boleto do XXVI só dia 13/7)!

3) dia 12/7 - será publicado o resultado do recurso:

a) se APROVADO – esquece a inscrição para a próxima e repescagem prova e vai comemorar (Exame de Ordem não te pertence mais)!

b) se REPROVADO, realiza o pagamento da taxa de inscrição pra realizar a 1a fase do XXVI (prazo 13/7).

4) 13/7 - prazo para pagar o boleto para fazer a 1ª fase do XXV.

5) 8/4 – realiza a prova de 1ª fase do XXVI e, no mesmo dia fica sabendo o resultado pelo gabarito preliminar:

a) se APROVADO na 1ª fase do XXVI = seguirá para prova de 2a fase em maio sem utilizar o direito da repescagem do XXV, ou seja, ganhou a repescagem no XXVII. ESPERTO! NASCEU PRA SER ADVOGADO!

b) se REPROVADO na 1ª fase do XXVI, realiza a inscrição para fazer uso da repescagem do XXV (prova em setembro). O prazo de inscrição para a repescagem normalmente tem início após a prova de 1a fase (vamos aguardar a publicação do cronograma no dia 26/6).

Importante lembrar: a vantagem de fazer a prova de 1a fase é ganhar o direito de repescagem na prova seguintes (os mais cautelosos gostam de se antecipar). Por outro lado, a desvantagem: ter de pagar a taxa de inscrição do XXVI Exame e, eventualmente, a taxa da repescagem.

Fiquem atentos aos prazos e, quando for publicado o edital da repescagem, voltamos com novas dicas.

Todas essas informações… também estão em vídeo no meu CANAL YOUTUBE – CLIQUE AQUI.

Abraço a todos,

Prof. Darlan

Este conteúdo é restrito a assinantes do site.
Se você é um usuário, faça seu login.
Deseja ser um novo usuário? Registre-se abaixo.

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório