07 jun

Mitos e verdades sobre a escolha da área de 2a fase OAB

Com a publicação do Edital da OAB, antes mesmo da aprovação na 1a fase, o candidato do Exame de Ordem tem a difícil tarefa de indicar a área em que deseja realizar a prova prático-profissional de 2a fase.

O Exame confere ao candidato a possibilidade de escolher uma das sete áreas: a) Administrativo; b) Civil; c) Constitucional; d) Empresarial; e) Penal; f) Trabalho; g) Tributário, isso para a redação de uma peça processual (petição com valor de 5,00 pontos) e resposta a quatro questões discursivas (cada uma valendo 1,25 ponto). Para a a aprovação o candidato deve obter média igual ou superior a 6,00 (sem possibilidade de arredondamento).

Muito bem, nesse momento surgem dúvidas na cabeça do candidato e, para piorar, estão em todos os lugares os fantasmas dos boatos sobre o tema. Já ouvimos de tudo sobre isso e, com certeza, pela experiência que temos em Exame de Ordem, podemos afirmar que a correta escolha da área de segunda fase faz grande diferença na aprovação na 2a fase OAB.

Se você está nesse momento de decisão, vale uma pausa e reflexão para que a escolha seja com base em critérios pessoais e consciente  do que é mito ou verdade em termos de 2a fase OAB.

Vejamos as pérolas sobre o assunto:

mitos 2a fase OAB

Os números publicados pela OAB/FGV (Relatório Exame de Ordem em Números), impressiona e acaba com todos os mitos sobre o tema:

Em síntese, Constitucional e Civil são as áreas de maior aprovação e, Trabalho, Penal e Empresarial são as áreas com maior reprovação.

Esse fenômeno ocorre pelo fato da massa de candidatos escolher Penal e Trabalho com base no mito de serem as áreas mais fáceis. Constitucional e Civil, certamente, não são disciplinas mais fáceis, mas aqueles que escolhem tais áreas o fazem em razão da afinidade pelos temas e, com isso, alcançam melhores resultados (comentamos isso com detalhe no vídeo de orientações Damásio).

Indices OAB

Em vídeo publicado em nosso canal no YouTube – Clique aqui – tratamos das principais dúvidas.

Qualquer dúvida, professor@darlanbarroso.com.br

Abraço a todos,

Prof. Darlan Barroso

 

 

 

Este conteúdo é restrito a assinantes do site.
Se você é um usuário, faça seu login.
Deseja ser um novo usuário? Registre-se abaixo.

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
*Campo obrigatório